Aqui você também aprende a dançar!!
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
ENART 2009
CTG ALDEIA DOS ANJOS DE GRAVATAÍ É O CAMPEÃO DO ENART 2009
Segue abaixo o resultado final e oficial do ENART 2009:
DANÇAS TRADICIONAIS - FORÇA A:
1 - CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí - 1ª RT
2 - CTG Tiarayu - Porto Alegre - 1ª RT
3 - DTG Clube Juventude - Alegrete - 4ª RT
4 - CTG Rancho da Saudade - Cachoeirinha - 1ª RT
5 - CTG Coronel Thomaz Luis Osório - Pelotas - 26ª RT
DANÇAS TRADICIONAIS - FORÇA B:
1 - CTG Chilena de Prata - Alvorada - 1ª RT
2 - DTG Leão da Serra - São Leopoldo - 12ª RT
3 - CTG Chaleira Preta - Gravataí - 1ª RT
4 - CTG Estirpe Gaúcha - Guaporé - 11ª RT
5 - CTG Capão da Porteira - Viamão - 1ª RT
A festa da noite de ontem no Ginásio Poliesportivo foi do CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, 1ª Região Tradicionalista (RT). Esta é a 10ª vez que a invernada vence o concurso amador de danças tradicionais, principal categoria do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). A última vez que o CTG havia sido o campeão do Encontro foi em 2006, em Santa Cruz do Sul.
A cantora Cristiane Gomes, o patrão do CTG, Francisco Peretto, e o diretor Paulo Gnoatto receberam o troféu e fizeram a festa com os dançarinos. O grupo de danças foi o que somou a maior média de pontuação nos quesitos correção coreográfica, harmonia de conjunto e interpretação artística. A invernada era a favorita do público, pois havia sido aplaudida de pé na apresentação de ontem à tarde.
A divulgação dos vencedores do Enart foi também um momento de grande comemoração para o CTG Chilena de Prata, de Alvorada, que foi o primeiro colocado na competição amadora de danças tradicionais Força B, e por isso, tem acesso automático para disputar a Força A na próxima edição do Enart, em 2010. E o troféu Marca Grande foi concedido à 1ª Região Tradicionalista, que fez maior pontuação em todas as categorias.
A solenidade que marcou a divulgação dos vencedores do Enart e encerramento da edição 2009 teve como ponto alto a sempre bela e tradicional Dança da Integração, que reuniu todos os grupos participantes em um grandioso espetáculo. A presença de autoridades e da grande maioria dos 2,5 mil competidores até o final foi outro aspecto que engrandeceu o ato.
SETE PALCOS
O maior evento amador de cultura da América Latina teve a presença de 174 entidades tradicionalistas de 88 municípios. Os artistas de 23 modalidades fizeram suas exibições em sete palcos no interior do Parque da Oktoberfest. Por três dias, Santa Cruz do Sul foi a sede do tradicionalismo gaúcho e o público foi superior a 70 mil pessoas. No total, foram contabilizados 200 ônibus de excursões. Cerca de 60 grupos participantes do festival ficaram alocados em escolas, clubes e sociedades de Santa Cruz do Sul. Com a rede hoteleira lotada, parte dos participantes do Enart se alojou em espaços nos municípios vizinhos de Vera Cruz, Venâncio Aires e Rio Pardo.
Durante as competições, o Ginásio Poliesportivo, onde aconteceram as apresentações da Força A de danças tradicionais, e as arquibancadas montadas no Pavilhão 2 do parque para a Força B, apresentaram a maior concentração de público. A inclusão da Força B aumentou a participação de tradicionalistas na etapa final do evento.
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Oscar Gress, lembrou que a divisão de acesso também permitiu que CTGs de menor porte e sem condições de manter grande instrumental e instrutores ganhassem a oportunidade de participar das disputas. Conforme as estimativas do MTG, desde as etapas regionais, que se iniciaram em julho, o Enart teve a participação de 5 mil artistas. Apenas para a final havia a inscrição de 3,5 mil artistas amadores.
FONTE: http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=123230&intIdEdicao=1938
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário